09.jul

Porto de Itajaí poderá movimentar mais de 5 mil carros por mês

A operação-teste que ocorre neste domingo e segunda-feira, com a chegada de mil carros da General Motors (GM) ao Porto de Itajaí, a bordo do navio European Highway, servirá para a empresa avaliar a fluidez do serviço em dias de maior movimento no terminal e no entorno. A intenção da montadora, se formalizado o negócio, é importar mais de 5 mil carros por mês através de Itajaí em operações quinzenais.

Antônio Ramos, gerente de Relações Governamentais da GM no Brasil, diz que o primeiro teste, feito em junho, não permitiu uma avaliação definitiva porque toda a operação ocorreu no fim de semana. Como há necessidade de que os carros que desembarcam no navio atravessem a Avenida Irineu Bornhausen para acessar o recinto alfandegado, a ideia é calcular quanto tempo levará o processo numa segunda-feira, considerando os horários de rush.

Outro teste ocorrerá no fim do mês, para avaliar a operação com um volume maior de carga. Segundo Ramos, a intenção é trazer até 2,5 mil veículos na terceira fase de avaliação. O Porto de Itajaí espera manter o índice de produtividade alcançado em junho, quando descarregou 104 veículos por hora.

Paralelo aos testes, a empresa ainda discute preços com a APM Terminals, arrendatária do terminal. Se a operação for confirmada, Itajaí será o quinto porto utilizado pela GM no Brasil. A empresa opera hoje Em Rio Grande (RS), São Sebastião, Santos (SP) e Suape (PE). Na região Sul são descarregados carros vindos da Argentina e do México.

Fonte: NSC