27.fev

Saúde e Segurança do Trabalho na Construção Civil

Com o constante crescimento da construção civil em nossa região e, consequentemente, a geração de novos empregos, cabe destacarmos a importância e necessidade das empresas que atuam neste segmento de investirem em segurança e saúde do trabalho.

Por que esse assunto merece tanta atenção?

A resposta é simples, os números não mentem: a construção civil é a atividade com maior risco e índice de acidentes.  Logo, é de grande importância que as construtoras tenham como principal objetivo promover qualidade de vida aos trabalhadores e manter uma visão clara dos principais riscos da atividade explorada.

Dentre as normas de segurança do trabalho que regulam as atividades da construção civil, a NR 18 é a principal. Responsável por direcionar o planejamento, organização e administração dos canteiros de obra, com intuito de implementar meios de controle e prevenção de riscos.

Por óbvio a NR 18 não é a única, uma vez que outras normas e programas regulamentam e propiciam condições seguras de trabalho no ambiente das obras.

Além disso, fica a encargo da empresa adotar outras medidas preventivas, a exemplo de treinamentos periódicos, sinalizações de riscos, entregas e fiscalizações de EPI’S, bem como a manutenção de um ambiente laboral seguro.

Dito isto, é necessário que a empresa tenha excelente gestão, conhecimento e avaliação dos riscos da atividade por profissional capacitado, a fim de ter mais destaque no mercado, maior produtividade, efetiva melhoria do ambiente de trabalho, bem como minimizar acidentes e proteger-se contra sanções trabalhistas.

Beatriz Silva

  • Advogada do escritório Silva & Silva Advogados Associados, atuante à área trabalhista