Objetivos são necessários na nossa vida. Eles fazem com que planos sejam traçados, sonhos idealizados e, todos os dias, nos aproximam de sua realização, pois a energia está voltada para aquele fim.
Normalmente, são dois os principais sonhos das pessoas: aquele que envolve a vida profissional e outro ligado à formação de família, emocional. Ter êxito nestes dois objetivos e viver em perfeito equilíbrio é alcançar o nirvana, conhecido como estado de paz e tranquilidade absoluta.
Em geral, o equilíbrio é atingido próximo aos 50 anos de idade, quando a vida profissional já está estabilizada. A partir disso, se fornece uma efetiva segurança para família, que, considerando uma estrutura familiar padrão, já está com os filhos “encaminhados”, formados ou já identificados com algum sonho profissional.
Ao estar em harmonia, é muito comum relaxar. E, como advogada, sugiro que não relaxe totalmente, mas faça novos planos, incluindo a sucessão familiar.
Sucessão familiar é um processo de transição patrimonial aos herdeiros, que minimiza conflitos familiares e pulverização de patrimônio. Através dele, é mapeada a melhor forma de se proceder com essa sucessão.
Uma ótima ferramenta para facilitar a sucessão é a constituição de “Holding Familiar”; nome dado para empresa que faz o controle de patrimônio de uma ou mais pessoas físicas da mesma família. Ela evita conflitos e a interrupção das atividades das empresas.
É possível, na constituição dessa empresa, já estabelecer o formato para futura transição, que deverá observar a família de forma realista, pensando, de forma prioritária, no que é melhor para o negócio. Com isso, poderá preparar melhor os sucessores para os cargos de liderança, além de tornar a transição mais suave.
Para que o estado de tranquilidade se perpetue, mantenha contato com advogado realmente capacitado, com conhecimento em direito societário e que possa entender seus negócios e sua estrutura familiar. Dessa forma, você planejará a melhor forma da sucessão familiar, garantindo segurança e qualidade de vida para você e seus entes queridos.
Publicado:
Patrícia Laís Krause
- Advogada do escritório Silva & Silva Advogados Associados
- krause@silvaesilva.com.br