25.jun

Operação e tributação: a comunicação que molda o futuro da sua empresa.

Mudanças na logística, na operação ou até na composição do produto são formas de ganhar competitividade no mercado. Todas essas mudanças são maneiras de implementar um planejamento tributário na empresa.

A carga tributária representa, em média, 30% dos custos das empresas, o estudo da atividade operacional deve estar casado com a constante avaliação da carga tributária. Pense em um casamento que merece atenção e investimento constante, já que o futuro da empresa é, em muito, influenciado por essa ação.

O planejamento sempre vai se reportar ao futuro. Normalmente, é iniciado com a análise do cenário atual (externo) e identificação de objetivos (internos). Após o mapeamento realizado, é possível propor de um novo cenário para empresa.

Próxima etapa é identificar as mudanças necessárias para se alcançar o novo cenário idealizado. Essa projeção expõe os possíveis riscos do planejamento em todas as áreas da empresa na fase de teste, seja no produto/serviço, nas obrigações tributárias (principais ou acessórias), na logística ou na própria aceitação do público alvo.

Realizado o teste e obtido o resultado positivo, é hora de negociar com os responsáveis a viabilidade das mudanças propostas pelo planejamento.

Somente com todas essas etapas listadas superadas é possível adotar o novo modelo proposto. Portanto, se sua empresa quer ganhar competitividade no mercado, faça contato com um bom advogado tributarista para acompanhar junto com a equipe operacional toda atividade da empresa. Unidos, poderão desenhar um planejamento tributário.

Publicado por:

Patrícia Laís Krause

  • Advogada do escritório Silva & Silva Advogados Associados
  • patriciakrause@silvaesilva.com.br