Mudanças na logística, na operação ou até na composição do produto são formas de ganhar competitividade no mercado. Todas essas mudanças são maneiras de implementar um planejamento tributário na empresa.
A carga tributária representa, em média, 30% dos custos das empresas, o estudo da atividade operacional deve estar casado com a constante avaliação da carga tributária. Pense em um casamento que merece atenção e investimento constante, já que o futuro da empresa é, em muito, influenciado por essa ação.
O planejamento sempre vai se reportar ao futuro. Normalmente, é iniciado com a análise do cenário atual (externo) e identificação de objetivos (internos). Após o mapeamento realizado, é possível propor de um novo cenário para empresa.
Próxima etapa é identificar as mudanças necessárias para se alcançar o novo cenário idealizado. Essa projeção expõe os possíveis riscos do planejamento em todas as áreas da empresa na fase de teste, seja no produto/serviço, nas obrigações tributárias (principais ou acessórias), na logística ou na própria aceitação do público alvo.
Realizado o teste e obtido o resultado positivo, é hora de negociar com os responsáveis a viabilidade das mudanças propostas pelo planejamento.
Somente com todas essas etapas listadas superadas é possível adotar o novo modelo proposto. Portanto, se sua empresa quer ganhar competitividade no mercado, faça contato com um bom advogado tributarista para acompanhar junto com a equipe operacional toda atividade da empresa. Unidos, poderão desenhar um planejamento tributário.
Publicado por:
Patrícia Laís Krause
- Advogada do escritório Silva & Silva Advogados Associados
- patriciakrause@silvaesilva.com.br