O conceito ESG, diretamente ligado ao universo dos investimentos, é o equilíbrio dos aspectos ambiental, social e de governança na gestão dos negócios. Desse modo, os aspectos econômico, de transparência e ética se articulam, buscando assegurar a competitividade e a perenidade de uma empresa.
O ESG, a sigla em inglês para Environmental, Social and Corporate Governance, (ambiente, social e governança corporativa) ou traduzindo, Ambiental, Social e Governança (ASG), ganha cada vez mais força no mundo dos negócios, e seu conjunto de políticas são usados na orientação de empresas, de investimentos e escolhas de consumos focadas em sustentabilidade.
A importância da efetiva adoção destas políticas internas reflete diretamente na valorização da marca, e empresas em visam ocupar posições estratégicas e ampliações de suas frentes de produções, independente do nicho de atuação em que estiver inserida, devem ter clara atenção ao assunto.
A adoção de regramento interno voltada a sustentabilidade dentro do conceito de ESG vai além de ações estratégicas que visam a redução do impacto ambiental, transitando desde processos de aquisição de matéria prima, sua produção e descarte, refletindo diretamente no resultado financeiro de cada operação.
A preocupação social por sua vez não se limita ao consumidor final, mas sim a todas as pessoas que contribuem para a organização, seja através de seus colaboradores, de seus prestadores de serviços e daqueles que, direta ou indiretamente, estejam vinculados a empresa.
O terceiro pilar da ESG é quanto a governança corporativa, havendo nesse aspecto a inserção da política de privacidade e segurança dos dados, garantia de direitos dos acionistas, geração de confiança entre seus stakeholders e implementação de regramento de compliance.
Como resultado positivo na adoção e manutenção permanente da ESG é a maior atração de investidores e menor risco no investimento, competitividade de longo prazo, e incremento do valuation, além da redução de custos e garantia da própria sustentabilidade do negócio.
Autor: Dr. João Paulo