29.abr

ABRIL VERDE: A IMPORTÂNCIA DA SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO

Você já deve ter ouvido falar em movimentos como “outubro Rosa”, e também “novembro Azul”, mas você já ouviu falar em abril verde? O abril Verde nos remete a importância da conscientização da segurança no trabalho. O movimento surgiu nos Estados Unidos, em abril, tendo em vista que neste mês, na cidade de Farmington, na Virgínia, aconteceu o maior acidente de trabalho do mundo. Foi no dia 28 de abril de 1969 que 78 trabalhadores faleceram em decorrência de uma explosão em uma mina. Após a tragédia, foram implementadas novas medidas securitárias.

No Brasil, a Lei 11.121/15 instituiu o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doença do Trabalho a ser celebrado no dia 28 de abril de cada ano.

Por isto, durante todo o mês, considera-se o Movimento verde, mobilização criada para retratar as vítimas e conscientizar trabalhadores e empresas da importância de tornar o local de trabalho seguro e saudável para a realização das atividades laborais. E ainda, todos os anos o TST faz um excelente trabalho focando na segurança do trabalhador, também apontando os benefícios que são concedidos ao empregador quando este fornece um ambiente seguro aos seus colaboradores estando dentro das normas de segurança do trabalho.

Além deste grave acontecimento que vitimou 78 trabalhadores, destaca-se dados alarmantes colhidos no Brasil, como, por exemplo, 4,2 milhões de acidentes de trabalho de 2012 a agosto de 2018, com mais de 15,5 mil mortes que poderiam ser evitadas, entretanto, ainda é muito presente entre os empregadores a cultura de diminuição de gastos considerados “desnecessários”, incluindo um plano de Segurança no Trabalho. Ocorre que evitar e prevenir com certeza é mais barato que uma condenação e reparação aos danos causados.

Sabemos que são inúmeros os casos de acidentes de trabalho no País, entretanto, nem sempre a culpa é do empregador. Muitas vezes os próprios colaboradores não cumprem com as normas de segurança impostas pelas empresas.

Isto é, para adotar medidas preventivas de acidentes e doenças ocupacionais, é necessário envolver-se com os trabalhadores, a constante troca de informações facilitando e favorecendo a criação de uma cultura de prevenção no ambiente de trabalho, a exemplo de incentivo ao uso de equipamentos de proteção individuais, palestras e atividades que envolvam os colaboradores. Atualmente, mais do que nunca se faz necessário adotar medidas que diminuam ou cessem acidentes e as doenças ocupacionais, principalmente com a disseminação do Novo Coronavírus, tornando importante o emprego de máscaras, constante higienização das mãos e equipamentos, de modo a evitar uma maior exposição ao vírus.

Assim, esperamos fazer do abril verde, todos os outros 11 meses do ano, para que ambas as partes, tanto empregado como empregador sejam beneficiados.

Para além disto, no dia 1º de maio comemoramos o Dia do Trabalhador, onde neste mesmo dia, milhares de trabalhadores norte-americanos foram às ruas reivindicar por melhores condições no trabalho, e faleceram em um confronto com a polícia, fazendo com que Países adotassem a data em virtude deste acontecimento que foi um marco histórico. Logo, parabenizamos todos os trabalhadores, e que o trabalho seja sempre sinônimo de honestidade, sustento e honra para todos nós.

Publicado por:

Beatriz Vitoria da Silva

  • Assistente jurídico do Silva & Silva Advogados Associados, atuante na área Trabalhista.
  • beatriz@silvaesilva.com.br