12.maio

Da importância do planejamento previdenciário aos autônomos, microempreendedores e empresários

O planejamento previdenciário é um estudo personalíssimo, levando em consideração as peculiaridades pessoais e laborativa de cada indivíduo, mapeando cenários e realizando estimativas matemáticas, com a análise completa de como e quanto contribuir, além de apontar possíveis regularizações necessárias e averbações junto ao INSS.

Referido estudo é indicado para todas as pessoas que contribuem ao INSS, sejam autônomos, microempreendedores, empresários, empregados CLT, como também para aqueles que não exercem qualquer atividade remunerada e não estão contribuindo no momento.

A importância do planejamento previdenciário é ainda maior para os autônomos, microempreendedores e empresários, já que é possível garantir que as contribuições sejam feitas com o valor correto, a fim de obter o melhor retorno financeiro em relação ao valor investido e pago ao INSS.

Isso porque, contribuir pelo teto do INSS não necessariamente irá garantir o melhor salário de benefício. Assim, muitos contribuintes, principalmente os autônomos, acabam pagando mais do que o necessário.

Além de deixar de contribuir mais do que o necessário, também é possível evitar que o contribuinte se aposente depois do tempo, reduzindo possíveis perdas de contribuições pagas. Ou até mesmo, de se aposentar antes do tempo e receber benefício menos vantajoso.

Em um exemplo hipotético, podemos citar um autônomo que opta em se aposentar hoje – já que preencheu os requisitos necessários -, contudo, caso ele tivesse aguardado por mais um ano, mantendo as mesmas contribuições, poderia receber praticamente R$1.000,00 (hum mil reais) a mais a título de aposentadoria.

No referido caso, o valor a ser investido em um ano a mais de contribuições, é muito menor considerando o retorno financeiro que o contribuinte terá ao receber um benefício com valor maior, em relação à sua expectativa de vida.

Além do aludido caso hipotético, é possível mencionar outros diversos, com inúmeros questionamentos que podem ser respondidos por meio de um completo planejamento, citando, como exemplos, a possibilidade de reconhecer a especialidade de alguns períodos contributivos – a fim de reduzir o tempo necessário para aposentadoria -, ou ainda, a possibilidade de complementar as contribuições dos MEIs, para obter o benefício mais vantajoso.

Desse modo, com o planejamento previdenciário, é possível garantir o melhor retorno financeiro dos valores pagos ao INSS, a melhor maneira de contribuir, além de obter as futuras datas de aposentadoria e valores de benefício, para que o contribuinte se aposente de forma mais rápida e com o maior salário benefício possível.

 

Escrito por: Dra. Priscila França Kague