01.fev

Inadimplência de empresas aumentou 7,44% no ano passado

De acordo com o registro de cadastro de inadimplentes, o percentual de empresas que possuem contas em atraso aumentou cerca de 7,44% no fechamento realizado em 2018 comparado ao ano anterior.

 

Já o número de dívidas no nome de pessoas jurídicas avançou 4,89% no mês de dezembro em relação ao restante do ano. Os dados são parte de informações da Confederação Nacional de Dirigente Lojistas (CNDL) e do Serviços de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

 

De acordo com o senso, a região brasileira com menor crescimento do número de empresas endividadas foi a região Norte, com apenas 0,78% de crescimento.

Ficando em segunda e terceira posição as regiões Centro-Oeste e Nordeste, com 2,10% e 2,35% respectivamente. A região Sul apesar de estar com um percentual de 3,71% ainda se enquadra abaixo da média nacional, apresentando um percentual baixo no auge da crise econômica, que girava em torno de 10.

 

O presidente da CNDL, José Cesar da Costa, diz que “embora a saúde financeira das empresas ainda não tenha voltado ao patamar anterior à crise, o ano de 2018 foi um pouco melhor em vendas do que os anteriores, o que deu um fôlego maior para as empresas conseguirem honrar seus compromissos financeiros e organizar pendências. Nota-se que a situação da inadimplência no âmbito corporativo está mais contornável do que entre as pessoas físicas”.

 

De modo geral, o movimento de quitação de dívidas de pessoas jurídicas teve um aumento de 12,20% no último ano, o que demonstra que mais empresas conseguiram colocar suas situações financeiras em dia.

 

Fonte: Portal DCI.