fbpx
SILVA & SILVA INTELIGÊNCIA JURÍDICA PARA VENCER

Projeto na Câmara quer mudar lei sobre suspensão condicional da pena

HomeImprensaProjeto na Câmara quer mudar lei sobre suspensão condicional da pena

Projeto na Câmara quer mudar lei sobre suspensão condicional da pena

Está em votação na Câmara dos Deputados o PL 9089/17, que tem como objetivo reformar o sistema de suspensão condicional da pena – quando o juiz troca a pena não superior a 2 anos por penas alternativas, como a prestação de serviços, pagamento de cestas básicas, ou ficar na prisão nos finais de semana. O instituto, também conhecido como sursis, é aplicado apenas a crimes leves e só pode ser usado uma vez.

Atualmente, o Código Penal (Decreto Lei 2.848/40) coloca como condição a prestação de serviços no primeiro ano da suspensão ou ter de ficar na prisão nos fins de semana. O PL 9087/17 quer estabelecer como obrigatória a prestação de serviços à comunidade.

De acordo com o comentário do advogado criminalista, Celso Almeida da Silva, a proposta implicaria em um retrocesso no sistema de execução penal.

“Ao “travar” as penas alternativas – tornando somente a prestação de serviços obrigatória -, a regra deixa de observar os casos em que outras penas alternativas atendem melhor à finalidade de ressocialização. Cabe lembrar que a suspensão condicional da pena se estende apenas a crimes de pequeno porte.”

O autor do projeto é o deputado Capitão Augusto (SP) e a íntegra da proposta está disponível no site da Câmara. O PL, de caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Constituição e Justiça e de Cidadania.

01.08.2018 15:54
FolhaBlu

JI News

 

WhatsApp chat