24.set

BC cria nova opção de recebimento de remessa do exterior direto em reais

Na última quinta-feira (20/09) o recebimento de remessas do exterior em reais foi regulamentado pelo Banco Central, como essa nova opção de recebimento, as pessoas poderão receber remessas do exterior em reais e sem a necessidade de realizar qualquer operação de câmbio, diminuindo transtornos e burocracias.

A medida será válida somente em operações de pessoas físicas e com um limite estabelecido de até R$ 10 mil reais. A partir do dia 1° de novembro as operações já poderão ser feitas com essa opção disponível.

Até então, quem recebia o dinheiro do exterior sempre recebia os valores nas moedas estrangeiras e a pessoa precisava converter e negociar as taxas de câmbio com a instituição autorizada, fora ter que arcar com uma série de taxas, que a partir de agora estará a cargo de quem efetua a transação.

Em declaração do Banco Central, eles destacam “A nova sistemática é facultativa. As instituições que quiserem operá-la adotarão políticas em seu relacionamento com a instituição remetente dos recursos do exterior, inclusive em relação à prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo, equivalentes àquelas atualmente exigidas pela regulamentação cambial sobre as relações internacionais entre bancos correspondentes”.