fbpx
SILVA & SILVA INTELIGÊNCIA JURÍDICA PARA VENCER

Mudam as regras de juros do cartão de crédito

HomeImprensaMudam as regras de juros do cartão de crédito

Mudam as regras de juros do cartão de crédito

04 Jun, 2018 16:28:40 – Economia

Brasília (DF)

Alguns pontos principais para quem usa cartão de crédito mudaram desde a última sexta(1/6). O Conselho Monetário Nacional adotou novas regras de cobrança e de relacionamento com os clientes. De acordo com o advogado Dr. Maiko Roberto Maier, do Silva e Silva Associados, de Florianópolis, “as novas regras visam dar maior transparência para as informações de cobrança e, por consequência, diminuir inadimplência e reduzir as altíssimas taxas de juros”.

Como exemplo, ao invés dos 15% mínimos do valor da fatura, cada banco ou empresa poderá definir um percentual para cada cliente, de acordo com o perfil dele e relacionamento com a instituição. Sobre os juros, mudou a regra para o pagamento mínimo da fatura, chamado rotativo regular. As instituições não podem mais aumentar esse juro caso o cliente não pague nada do seu débito. Antes, havia um aumento da taxa de juro para quem pagava o mínimo da fatura.

O que não mudou é a decisão sobre continuar protelando o pagamento total da fatura. A opção pelo mínimo é permitida uma única vez. De toda forma, a partir de agora, todas as taxas devem estar claramente explicitadas na fatura. Para o Dr. Maiko Maier, a transparência das informações é muito importante para o consumidor: “mesmo com os maiores juros do mundo, muitas vezes, senão sempre, as instituições financeiras cobram valores maiores do que os devidos dos clientes – valendo-se de cláusulas confusas e da dificuldade das pessoas em entender como funcionam os cálculos bancários.”

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

JI News

WhatsApp chat