04.jun

Mudam as regras de juros do cartão de crédito

04 Jun, 2018 16:28:40 – Economia

Brasília (DF)

Alguns pontos principais para quem usa cartão de crédito mudaram desde a última sexta(1/6). O Conselho Monetário Nacional adotou novas regras de cobrança e de relacionamento com os clientes. De acordo com o advogado Dr. Maiko Roberto Maier, do Silva e Silva Associados, de Florianópolis, “as novas regras visam dar maior transparência para as informações de cobrança e, por consequência, diminuir inadimplência e reduzir as altíssimas taxas de juros”.

Como exemplo, ao invés dos 15% mínimos do valor da fatura, cada banco ou empresa poderá definir um percentual para cada cliente, de acordo com o perfil dele e relacionamento com a instituição. Sobre os juros, mudou a regra para o pagamento mínimo da fatura, chamado rotativo regular. As instituições não podem mais aumentar esse juro caso o cliente não pague nada do seu débito. Antes, havia um aumento da taxa de juro para quem pagava o mínimo da fatura.

O que não mudou é a decisão sobre continuar protelando o pagamento total da fatura. A opção pelo mínimo é permitida uma única vez. De toda forma, a partir de agora, todas as taxas devem estar claramente explicitadas na fatura. Para o Dr. Maiko Maier, a transparência das informações é muito importante para o consumidor: “mesmo com os maiores juros do mundo, muitas vezes, senão sempre, as instituições financeiras cobram valores maiores do que os devidos dos clientes – valendo-se de cláusulas confusas e da dificuldade das pessoas em entender como funcionam os cálculos bancários.”

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

JI News