24.maio

Em protesto, empresários de Santa Catarina promovem dia sem imposto

Nesta quinta-feira (24), empresários catarinenses promoverão um protesto contra a alta carga tributária do país no chamado Dia de Liberdade de Impostos. Entre as ações, está prevista a venda de produtos e serviços sem os percentuais de tributos a fim de conscientizar a sociedade. Neste ano, o brasileiro trabalhará o equivalente a 144 dias apenas para pagar impostos municipais, estaduais e federais.

O Dia de Liberdade de Impostos acontecerá em oito cidades: Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Capinzal, Balneário Camboriú e Barra Velha. Além de Santa Catarina, outros 16 estados promoverão eventos na mesma data.

Com o mote “Impostossauro – o Pesadelo do Brasil”, a campanha de 2018 tem como “mascote” um dinossauro, para mostrar que o sistema tributário do Brasil é arcaico e feroz, por “morder” uma parte de tudo o que é comercializado. A intenção da ação é também mostrar quão onerosa é para a população a carga de impostos embutida em todos os produtos.

“O Brasil é um dos maiores cobradores de impostos, figurando entre os 10 países que mais arrecadam tributos do planeta e, para completar, com um retorno em termos de investimentos aquém do adequado para o desenvolvimento sustentável dos mais diversos setores, da saúde à economia. Por este motivo, as ações são fundamentais para conscientização da população”, afirma o vice-presidente de Aperfeiçoamento Empresarial e CDL Jovem da FCDL/SC, Walmor Jung Junior.

Fonte: RCN