31.jul

Ambiente de testes do eSocial deve ser usado para conclusão das fases de implantação

Florianópolis (SC)

A Receita Federal tem divulgado orientações sobre a adaptação e uso do eSocial pelas empresas, programa de envio de dados dos trabalhadores. A principal mudança, agora, na atual fase de implantação, é que os sistemas se integrarão com o eSocial diretamente, sem necessidade de PGD (Programa Gerador da Declaração.

A divulgação é da Receita Federal publicada hoje (31) no site COAD. Na matéria, o auditor fiscal Samuel Kruger faz avaliação do processo de transferência dos dados em suas diferentes fases (tabelas e eventos não periódicos e informações de folha de pagamento), e recomenda que as empresas usem o “ambiente de testes”, uma das plataformas para adaptação ao programa, para evitar erros no preenchimento das mais de 15 guias.

Segundo o advogado tributarista Kim Augusto Zanoni, do escritório Silva&Silva, de Florianópolis, o eSocial é essencial para unir informações empregatícias. “A implementação do eSocial gera, num primeiro momento, alguns transtornos para as empresas em razão das mudanças procedimentais; mas deve ser positiva no longo prazo, porque unifica diversas obrigações cumulativas relacionadas a folha de pagamento.”

31 Jul, 2018 17:13 – Santa Catarina
JI News